2 de mar. de 2010

O SILÊNCIO DE MELINDA (SPEAK)

O cenário é o mesmo dos filmes adolescentes americanos. Uma escola dividida por tribos, onde a tímida ou a "diferente" é excluída. Tem o galã e a malvada.

Mas não se engane. Há algo diferente no filme O silêncio de Melinda (Speak) - 2004.



Eu vi na TV por acaso. E provavelmente o canal que transmitiu fez isso porque é protagonizado pela atriz de Crepúsculo, Kristen Stewart.

No filme Melida é estuprada e chama a polícia, que acaba com a festa. Mas ela não consegue contar para ninguém o que aconteceu e é acusada pelos amigos de delatora.

Melinda encontra em um porão abandonado na escola e nas aula de artes um refúgio. Mas o silêncio é seu principal obstáculo. Sem dormir e com notas baixas os pais a avisam que precisa melhorar. O professor lhe dá uma chance de apresentar um trabalho oralmente. Mas não o consegue. 
É acusada por não falar. Por estar muda e não reagir.

Um amigo então diz: "Não dá para lutar pelos seus direitos sem falar". Uma série de acontecimentos então faz com que Melinda fale e até grite.

O que me chamou a atenção em "O Silêncio de Melinda" foi o diálogo, ou melhor, a ausência dele. As frases pensada pela personagem é bem elaborada. Ângulos as vezes inesperados também dão um toque especial ao filme. De certa forma me identifiquei. Claro que nunca sofri nenhum abuso sexual. Mas quantas vezes deixamos de falar por medo?! Quantas vezes deixamos de questionar em sala de aula, de questionar padrões, ações...

Isso se encaixa em várias situações da nossa vida: trabalho, amigos, escola...

Se vemos uma mulher apanhando na rua o que fazemos? Chamamos a polícia?! Acreditem, na maioria das vezes NÃO. Muitas pessoas preferem se distanciar, fingir que não viu, CALAR.
 
Bom, se você é assim assista "O Silêncio de Melinda". Se não, também. Não vou contar a trama inteira, mas não poderia ficar sem FALAR deste filme. =) 


Veja o trailer (em inglês) - a versão legendada diz muito do filme, se você não liga pra isso veja no You Tube. Lá você também encontra o filme completo! rs